18 JUL 2019
Encontrou um animal silvestre pela cidade? Saiba o que fazer.

Em uma cidade com áreas verdes, área de preservação permanente, que são aquelas localizadas ao longo dos rios, como é o caso de Itapuí, que possui três rios que cortam a área urbana, ou seja, Córrego Bicas de Pedra, Córrego Robertão e Rio Tietê habitante, dividir o espaço urbano com animais silvestres é algo bastante comum. Mesmo assim, há quem não saiba exatamente o que fazer e se é preciso fazer alguma coisa, ao encontrar uma ave, uma capivara ou outro animal silvestre por aí.

De acordo com o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itapuí, Rogério Rizzo, o ideal é respeitar os animais, seus limites de aproximação e de interação. “A interferência humana deve acontecer apenas se for necessária para manter a convivência pacífica e harmoniosa com estes animais”, explicou Rogério Rizzo.

Não há necessidade de alimentá-los e nem mesmo capturá-los e removê-los do seu habitat, o que pode causar prejuízos para a qualidade de vida destes animais. Grande parte das crias depende intensamente de cuidados dos genitores, principalmente quando se trata de alimentação. Isso acontece especialmente no caso das aves, que quando retiradas de perto dos pais, têm as chances de sobrevivência diminuídas.

Os animais silvestres são moradores antigos/históricos da cidade e da região. Muitos deles são nativos e protegidos pela Lei Federal nº 9.605/98, que é a lei dos crimes ambientais.

Quando e como agir?

Se não houver perigo iminente, como a presença de possíveis predadores, ou se o animal estiver em boas condições de saúde, não é necessário interferir. Do contrário, ele pode ser levado a um local seguro, próximo de onde foi encontrado para que mantenha o vínculo com os pais, desde que sejam tomados alguns cuidados.

O diretor ressalta que se deve levar em consideração a imprevisibilidade do manejo de animais silvestres, em relação a riscos e possíveis acidentes. No caso de animais jovens também vale a orientação, pois em resposta de proteção ao filhote, os pais (que deverão estar por perto) podem investir contra as pessoas.

Cuidados

É importante nunca retirar um animal silvestre de seu habitat e nem transportá-lo para outros espaços. Algumas espécies são únicas e estritamente presentes naquele habitat. O transporte para outras áreas e soltura indiscriminada podem ocasionar desequilíbrio ambiental.

A orientação do Diretoria de Meio Ambiente é para que sempre que possível a população anote o lugar e o momento em que o animal foi visto e informe a Diretoria para que possam manter o monitoramento se julgarem relevante.

Com objetivo de orientar a comunidade, principalmente as que residem nas proximidades das áreas de preservação permanente dos Córregos Bica de Pedra e Robertão, além do Rio Tietê, a Prefeitura Municipal de Itapuí estará distribuindo exemplares de um folder, na qual constará as espécies de animais silvestres mais comuns de serem encontradas, descrevendo suas características e as orientações sobre como preceder em caso de ocorrência com esses tipo de animais.

Além disso, também serão instaladas algumas placas indicativas de possíveis presenças de animais silvestres nos locais mais prováveis, como forme de evitar atropelamentos e mortes.

Também é importante esclarecer a toda a comunidade o artigo 29, da Lei Federal n° 9.605/98, estabelece como sendo CRIME, com pena de detenção e multa, os atos como matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória quem impede a procriação da fauna quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados.