16 JUL 2019
A GUARDA RESPONSÁVEL EVITA O ABANDONO E OS MAUS TRATOS

A Prefeitura Municipal de Itapuí, através de sua Diretoria de Meio Ambiente, apresenta algumas dicas importantes para que seu animal tenha uma guarda responsável, evitando com isso que haja cometimento de atos de maus tratos e procriação irresponsável.

A guarda responsável faz cães e gatos mais felizes e também ajuda a evitar que mais animais sofram nas ruas. Ao vacinar e esterilizar seu cão ou gato, você evita que outros sejam mortos por programas de controle de população canina cruéis e desumanos.

Cuidar de um cachorro ou de um gato é um compromisso para toda a vida do animal, que pode variar entre 10 e 15 anos. Seu tutor tem a responsabilidade de assegurar seu bem-estar. Sua falta de comprometimento pode levar ao abandono do cão, agravando ainda mais o problema da população de cães sem dono em nossa cidade.

Construir um mundo onde homens e cães vivam em harmonia é responsabilidade de todos, portanto todos nós devemos fazer nossa parte.

Os cães e os gatos, assim como os humanos, têm necessidades básicas de sobrevivência.

Mas você não quer que seu cão ou gato apenas sobreviva. Você quer que ele seja o mais feliz e saudável possível.

Passear diariamente, dar a alimentação adequada e manter a vacinação em dia são algumas das atividades que você deve realizar para fazer seu cão mais feliz. Sugerimos 10 ações para garantir o bem-estar do seu cachorro:

• Esterilização: também conhecida como castração, a esterilização traz benefícios para a saúde do seu cão ou do seu gato, além de evitar a superpopulação e o abandono desses animais.
  • Vacinação: vacine seu cachorro ou gato todos os anos. Somente a vacinação pode protegê-los contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva.
  • Cuidados com a saúde: além de manter a vacinação em dia, faça visitas regulares ao médico veterinário para check-ups gerais. Prevenir é o melhor caminho quando o assunto é a saúde do seu animal.
  • Identificação e registro: é importante que seu cão esteja devidamente identificado caso se perca. Grave seus dados de contato na placa de identificação presa à coleira. Você também pode utilizar microchips, implantados sob a pele do cão ou do gato pelo Médico Veterinário, para facilitar sua identificação.
  • Oferecer comida de boa qualidade e água fresca: o alimento deve ser balanceado e oferecido, no mínimo, duas vezes por dia e na quantidade adequada. A água deve estar limpa e disponível durante todo o dia.
  • Oferecer um abrigo: se seu animal vive ou dorme fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo.
  • Brincadeiras e exercícios: passeios são importantes para todos os cães e gatos, pois permitem que eles se exercitem física e emocionalmente. As brincadeiras os estimulam mentalmente. Eles gostam de recuperar, esconder e procurar objetos.
  • Liderança amorosa: de reforços positivos. Estabeleça limites e recompense o animal quanto ele fizer algo bom. Responder a comandos ajuda seu animal a se manter seguro caso ele escape de sua guia, por exemplo.
  • Socialização: desde filhote, acostume seu cachorro ou gato a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas.
  • Higiene e combate de parasitas: escove seu animal e dê banhos com frequência. Combata pulgas e carrapatos com a aplicação regular de produtos veterinários para esse fim, e, com a orientação do veterinário, dê a ele medicação para prevenir vermes.