23/03/2019 às 12:00:00
“Programa Florestas – Gerando Vidas e Preservando o Meio Ambiente”

A Prefeitura Municipal de Itapuí, através da Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e o COMDEMA criou, em parceria com o ONG EcoVida, o “Programa Florestas – Gerando Vidas e Preservando o Meio Ambiente”, na qual tem por objetivo a realização de atividades de educação ambiental com alunos da rede de ensino, para que possam entender sobre a importância das florestas, do plantio de árvores e da preservação do meio ambiente.

O foco do “Programa Florestas – Gerando Vidas e Preservando o Meio Ambiente”é realizar os alinhamentos necessários para fomentar o plantio de árvores nativas e consequente restauração florestal. Assim, elencamos abaixo os benefícios nas quais o plantio de árvores pode proporcionar:

Mudanças Climáticas:

• Neutralização de Gases do Efeito Estufa (GEE);melhoria da qualidade da água (balneabilidade e irrigação agrícola);
  • Combate ao aquecimento global

Água:

• Melhoria da qualidade da água (balneabilidade e irrigação agrícola);
  • Aumento do fluxo (vazão);
  • Aumento no armazenamento dos lençóis freáticos;
  • Equilíbrio do ciclo, evitando enchentes;
  • Proteção da fauna aquática.

Solo:

• Redução gradativa da erosão;
  • Redução da compactação;
  • Aumento da fertilidade;
  • Infiltração e retenção da água no solo;
  • Retenção de resíduos (fertilizantes e agrotóxicos);
  • Melhoria na ciclagem de nutrientes.

Microclima:

• Melhoria nas condições de temperatura;
  • Diminuição da velocidade do vento;
  • Aumento da umidade relativa do ar.

Biodiversidade:

• Condições de alimento, abrigo e água pra a fauna silvestre;
  • Corredor natural, garantindo o deslocamento, reprodução e variabilidade gênica da região;
  • Proteção da microfauna.

Econômico e legal:

• Adequação as legislações vigentes sobre áreas de preservação.

Social:

• Melhoria da qualidade e continuidade do abastecimento de água à população e gerações futuras;
  • Turismo ecológico;
  • Conscientização através da mobilização e da educação ambiental;
  • Difusão dos princípios agroecológicos.

Como ponto do partida para o desenvolvimento do “Programa Florestas – Gerando Vidas e Preservando o Meio Ambiente”, no dia 21/03/2019, foi desenvolvida a primeira atividade através da visitação ao viveiro de produção de mudas da ONG EcoVida, onde o seu presidente enfatizou as crianças a importância da árvore, as formas de formação das mudas, do plantio das espécies e os cuidados para que o seu desenvolvimento ocorra da melhor forma possível.

Após isso, foram plantadas várias mudas de árvores na 1ª área de microclima urbano da cidade de Itapuí, na qual visa garantir a existência de uma área de floresta dentro da área urbana da cidade de Itapuí, está sendo implantado um maciço de floresta, através do plantio de diversas espécies de mudas de árvores  nativas, na qual terá como objetivo proporcionar um local para que as pessoas possam usufruir de uma ambiente com características naturais, inclusive realizar atividade de laser, através de caminhadas, exercícios físicos, leitura de livros e outras atividades, aproveitando das sombras e do clima perfeito que as árvores irão oferecer.

Publicado: 23 de MARÇO de 2019
“Programa Florestas – Gerando Vidas e Preservando o Meio Ambiente”