29 AGO 2023
S.I.M
Prefeito participa de assinatura de convênio de adesão ao SISBI.

Na manhã desta segunda-feira (28), o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, recebeu o prefeito de Itapuí, Antônio Álvaro, para formalizar a assinatura do convênio de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que iguala e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantido a sanidade e a segurança alimentar.

Com a assinatura do convênio, fica acordada a manutenção e o aprimoramento de boas práticas sanitárias, que são condições essenciais para permitir o comércio local de produtos de origem animal e sua expansão para além das fronteiras do Estado, proporcionando uma maior rentabilidade e geração de empregos para a região de Itapuí. "Hoje damos um passo importante para o crescimento e melhoria do município de Itapuí", pontuou Junqueira.

Por sua vez, o prefeito Toninho destacou a importância desse convênio principalmente por Itapuí ser o primeiro Município do Estado de São Paulo a firmar um convênio nessa modalidade, enfatizou também que: “Hoje, os abatedouros comercializam seus produtos somente no Estado de São Paulo e com a equivalência do SIM ao SISBI, a Itabom e a Bello Alimentos (Santa Cecília), abatedouros da nossa cidade, poderão comercializar seus produtos para todo Brasil, tornando os primeiros abatedouros do Estado de São Paulo a conseguir essa certificação”.

Entenda

Publicada em 18 de março, no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Portaria SDA nº 547 reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo (SISP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

Esse reconhecimento, além de corrigir algumas distorções, possibilita que os produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção de São Paulo possam ser comercializados em todo o país, aumentando a competitividade do produto paulista.

Para conferir um selo de equivalência e estampar o selo do SISBI em seus produtos, o estabelecimento que hoje é registrado junto ao SISP, precisa manifestar sua intenção junto ao serviço de inspeção estadual.

Estiveram presentes na reunião de hoje na Secretaria, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira; o coordenador substituto da Defesa Agropecuária (CDA), João Gustavo Pereira Loureiro, o coordenador de Relações Institucionais da SAA, José Luiz Fontes, pelo município de Itapuí, participaram: o Prefeito Toninho; o vereador, Luiz Carlos; o diretor de planejamento, Pignatti; e a diretora de obras, Bárbara Sansini.