14 AGO 2023
Prefeitura de Itapuí Promove Transparência com Novo Sistema

Prefeitura de Itapuí Promove Transparência com Novo Sistema

A Prefeitura de Itapuí está comprometida em tornar a administração pública mais transparente. Em parceria com diversas instituições, incluindo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e os Tribunais de Contas brasileiros (TCs), foi criada uma ferramenta chamada "Radar da Transparência Pública".

Essa ferramenta reúne informações de órgãos públicos em todo o Brasil que responderam a questionários dos Tribunais de Contas. Isso ajuda a avaliar o quanto esses órgãos estão compartilhando informações de forma espontânea, sem serem solicitadas. Os portais de diversos poderes, como Executivo, Legislativo e Judiciário, foram analisados, buscando estimular a transparência.

O sistema classificou cerca de 8.000 portais, incluindo União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em categorias que vão desde diamante (mais transparente) até inexistente. A ideia é melhorar a transparência nas instituições públicas.

A população de Itapuí agora pode acessar facilmente:

• Índices de transparência ativa de órgãos públicos em todo o país, com base no levantamento realizado pelos Tribunais de Contas.

• Informações sobre quais critérios de transparência estão sendo atendidos ou não em cada portal.

• Uma porta de entrada para os portais de transparência de órgãos públicos que participaram do levantamento, simplificando o acesso às informações.

Essa abordagem transparente é essencial para envolver os cidadãos nas decisões e projetos públicos, fortalecendo a democracia. Além disso, a transparência ajuda a melhorar a gestão pública, permitindo que a sociedade avalie resultados e exija melhorias quando necessário.

A Prefeitura de Itapuí acredita que a transparência é crucial para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Para acessar o "Radar da Transparência Pública", clique aqui.