14 JAN 2022
ITAPUÍ ADERE AO PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO (PNPC)

ITAPUÍ ADERE AO PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO (PNPC)

A Prefeitura municipal de Itapuí, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), iniciativa do Tribunal de Contas da União com a Controladoria Geral da União. Sendo mais uma ação realizada pela Prefeitura de Itapuí com a intenção da apreço  as  boas práticas para uma melhor transparência e  participação popular perante as ações e atos da administração pública Municipal.

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. Com a adesão, a Prefeitura recebeu da Rede de Controle da Gestão Pública o selo de participante e tem acesso ao sistema e-Prevenção ( um sistema de autosserviço em auditoria que permitirá ao gestor avaliar as boas práticas de prevenção à corrupção e ter acesso a sugestões para a implementação de melhores condutas). Veja mais clicando AQUI .

Aderindo ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção - PNPC o município de Itapuí assume um compromisso consigo mesmo e com a sociedade de que irá implementar as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, Monitoramento e Transparência.

Esta iniciativa tem como objetivo principal valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil que se dispõe a se conhecer para melhorar seus padrões de integridade. É um reconhecimento à decisão de participar de um processo evolutivo e colaborativo de todo o setor público brasileiro que visa reduzir os níveis de corrupção do nosso País a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Link para acesso a lista de participantes e não participantes do programa https://www.rededecontrole.gov.br/verifique-adesao-pnpc/, no site da rede de controle.

Saiba mais sobre o PNPC

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.