22 SET 2021
Espaço Municipal de Mudas
A arborização urbana, quando corretamente implantada, desempenha um conjunto importante de funções responsáveis pela melhoria da qualidade do ambiente, podendo minimizar o impacto ambiental causado pela ação do homem na expansão das cidades.
Você sabia que a arborização urbana traz inúmeros benefícios, tais como:
- ameniza as questões climáticas por meio da diminuição das amplitudes térmicas;
- melhora o ar a ser respirado;
- árvores atenuam o calor do sol;
- absorvem ruídos, diminuindo assim a poluição sonora;
-renovam o oxigênio do ar;
- filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores;
- contribuem para reduzir o efeito das enchentes;
- atrai pássaros, promovendo a ampliação da biodiversidade;
- protege o solo contra erosão;
- protege das forças dos ventos;
- absorve a poluição da atmosfera contribuindo ao refúgio da fauna;
- redução do consumo de energia em condicionadores de ar, em razão das sombras das árvores;
- promove a educação ambiental à população, pois as pessoas aprendem sobre o meio ambiente ao notar a clara diferença entre as áreas arborizadas e as áreas não arborizadas;
- melhoram o conforto térmico também por promoverem a elevação da umidade do ar graças à transpiração de suas folhas;
- promove a valorização dos imóveis.
A regulação do fluxo de água pela vegetação se dá de forma natural pela absorção de água do ar e da chuva durante a fotossíntese, e a produção de vapor de água pra atmosfera durante a evapotranspiração das plantas. Além disso a vegetação é capaz de aumentar a infiltração de água no solo, diminuindo os riscos de enchentes, diminuindo o escoamento superficial e controlando os riscos de erosão.
A arborização urbana tem um importante valor social e ecológico quando implantadas espécies frutíferas que possam atender à população e a fauna silvestre. A atração da fauna pela vegetação urbana se dá tanto pelo fornecimento de alimento quanto pelo fornecimento de abrigos, o que contribui positivamente para a manutenção da fauna silvestre no meio urbano e consequentemente a conservação genética da flora nativa, devido à dispersão das sementes.
A associação da arborização urbana com a melhoria da qualidade de vida da população pode ocorrer de maneira direta ou indireta. Indiretamente, a arborização incentiva a prática de atividades físicas ao ar livre, diminuindo o casos de sedentarismo, e as doenças à ele associadas, e também diminuem os casos de doenças psicológicas, como a depressão, e também o Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Já de maneira direta, locais arborizados apresentam diminuição dos casos de morte por doenças cardiorrespiratórias, devido a influência da vegetação na melhoria da qualidade do ar e do microclima.
Diante destes inúmeros benefícios, a Prefeitura Municipal de Itapuí possui o “Espaço Municipal de Mudas”, na qual oferece gratuitamente aos seus munícipes, mudas de espécies arbóreas nativas para serem plantadas nos espaços públicos (calçadas) e também em áreas rurais.
Oferecer mudas de árvores a comunidade do município de Itapuí, tanto de espécies de arborização urbana, como espécies para plantio na zona rural, é um incentivo para que as pessoas possam se conscientizar da importância da arborização. Assim será possível aumentar a cobertura vegetal em todo município.
Para adquirir gratuitamente uma muda de árvore do “Espaço Municipal de Mudas”, basta ir na Diretoria de Meio Ambiente.
Você já plantou uma árvore hoje?