05 JUL 2021
Vamos economizar água!

Falar sobre a importância da água pode parecer desnecessário, afinal, todos dependemos diariamente desse recurso, direta ou indiretamente.
Mas para compreender o nível alarmante em que chegamos, veja alguns dados, todos divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU):
• 70% da superfície terrestre é coberta por água, porém, apenas 1% deste total é potável.
• Até 2030, aumentará em 50% a demanda por água no mundo;
• No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nas fontes de água potável, como os rios.
Os dados são alarmantes, mas, por mais complicada que pareça a situação atual, é possível tomar medidas eficazes para reverter esse quadro. Para isso, devem ser combinadas ações entre governos, indústria, agricultura e consumidores.
Muitas pessoas pensam que o desperdício em uma única residência não é nada comparado aos estragos produzidos por indústrias, por exemplo.
Nessa linha de pensamento, ações individuais para economizar água não deveriam ser uma preocupação cotidiana ou urgente.
No entanto, esse pensamento ignora que os atuais padrões de produção nocivos se mantêm justamente pela falta de envolvimento dos consumidores e que ele pode mudar se, individualmente, optarmos por um consumo consciente.
Além disso, em termos de escala, não é difícil imaginar que, se uma casa com vazamentos é um problema pequeno, milhões de casas com o mesmo problema já representam algo bem mais grave.
Portanto, você pode e deve fazer a sua parte.
Quando o assunto é economizar água, existem atitudes que você pode tomar a curto, médio e longo prazo.

Confira 20 formas fáceis de economizar água com as dicas da “Campanha ÁGUA: Pense bem, economize enquanto a você ainda tem”
1 – Feche a torneira enquanto escova os dentes. Você economiza 3 litros!
2 – Ao se barbear economize até 10 litros de água mantendo a torneira fechada.
3 – Feche a torneira enquanto se ensaboa no banho e diminua o tempo na ducha. O chuveiro ligado por 15 minutos consome 135 litros de água. Se fechar o registro ao se ensaboar e reduzir o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
4 – Colocando um balde ou bacia abaixo do chuveiro, você armazena e reaproveita a água do banho para outra atividade da casa, com lavar o quintal.
5 – Vai lavar alimentos? Coloque uma tigela ou pote embaixo da torneira. Você pode economizar vários litros e usar a água para regar as plantas e lavar o quintal.
6 – Ao lavar frutas e verduras, utilize um recipiente e use uma escova para remover a sujeira. Assim, fica mais fácil remover o que é necessário.
7 – Deixe de molho as louças com a sujeiras mais pesada. Facilita na hora de lavar.
8 – Ao lavar a louça, ensaboe tudo de uma vez e depois enxágue.
9 – Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver com capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso.
10 – Na lavanderia, que tal deixar a peças com sujeiras mais pesadas de molho? Assim facilita a lavagem.
11 – Otimize a utilização da máquina de lavar, acumule a roupa e lave-as de uma única vez.
12- Use a água do enxágue da máquina de lavar para a primeira lavagem da próxima roupa ou para lavar o quintal.
13- A sua bacia sanitária é de válvula? Cuide para mantê-la regulada, os vazamentos podem acontecer. O ideal é optar pela caixa acoplada, é mais econômica.
14 – Não utilize a bacia sanitária como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro etc. Consome-se de 6 a 10 litros de água, ao acionar a descarga.
15 – Precisa mesmo lavar o carro? Utilize a lavagem a seco ou se não tiver jeito, use um balde e pano umedecido, assim o consumo é de 40 litros.
16 – Use balde/regador e não mangueira para regar as plantas.
17 – Fique atento à caixa d´água, não a deixe transbordar.
18 – Tem piscina em casa? Mantenha-a coberta, uma piscina exposta ao sol e à ação do vento perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês.
19 – Olhe para sua casa. Tem vazamento? Conserte. É bom pro seu bolso e pra economia da água.
20 – Precisa mesmo lavar a calçada? Será? Avalie bem antes de fazer. Estamos em um período difícil.