09 JUN 2021
Manual de Arborização Urbana de Itapuí

Você sabia que é possível encontrar no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Itapuí (https://www.itapui.sp.gov.br/portal/servicos/68/arborizacao-urbana/), o “Manual de Arborização Urbana de Itapuí”?

Em nosso município existe a Lei Complementar nº 228, de 29 de março de 2019, que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana de Itapuí e da outras providências. Assim, como forma de demonstrar algumas das principais temáticas que envolve a arborização urbana, criamos o o Manual de Arborização Urbana de Itapuí, para que o cidadão itapuiense tenha acesso rápido as várias informações, como:

- a importância da arborização urbana;

- sobre as mudas e o plantio;

- adubação;

- as pragas e doenças;

- alinhamento;

- locais adequados para o plantio;

- importância da calçada ecológica;

- espaço árvore;

- conservação da arvorização urbana;

- poda, corte, transplante e reposição;

- critérios para a poda;

-  critérios para reposição;

- infrações e penalidades;

- espécies ideiais para plantios em calçadas.

A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado. Porém, é de fundamental importância que exista um bom planejamento para a adaptação das espécies arbóreas escolhidas e inseridas no espaço urbano, evitando assim, problemas e prejuízos envolvendo a rede elétrica, rede de água e a rede de esgoto, os passeios e obstáculos de circulação.