23 SET 2019
Comemoração do centenário da EMEF Manuel Rodrigues Ferreira

A atual EMEF Manuel Rodrigues Ferreira já recebeu o nome de Grupo Escolar de Bica de Pedra, fundado em 19 de setembro de 1919. Neste ano de 2019, a nossa escola completou 100 anos de existência e, durante este período, recebeu outros nomes, foi uma escola de 1º e 2º grau do Estado e foi municipalizada em agosto de 2007. Acompanhe a seguir a linha do tempo:

1919 - Foi instalado o "Grupo Escolar Bica de Pedra", no prédio onde funciona hoje a Casa da Criança.

1939 - Por decreto, passou a se chamar "Grupo Escolar de Itapuí".

1947 - Foi denominada "Grupo Escolar Manuel Rodrigues Ferreira" e, a partir da necessidade de um espaço maior para atender à demanda de alunos da época, passou a funcionar em prédio próprio, situado na Avenida Paes de Barros, 262. Mais tarde, foi denominada "EEPG Manuel Rodrigues Ferreira".

1976 - Neste ano, houve a junção com o Colégio "Senador Vicente Prado", sendo denominada assim, "EEPSG Manuel Rodrigues Ferreira".

1981 - Conforme resolução SE, voltou a "EEPG Manuel Rodrigues Ferreira" publicado no Diário Oficial de 28/04/1981.

1996 - Passou a EE Manuel Rodrigues Ferreira, com ensino de 1º ao 4º ano do ensino fundamental.

2007 - Em 06 de julho de 2007, conforme o decreto nº 51.653/07 passou a chamar-se EMEF Manuel Rodrigues Ferreira, devido à municipalização da mesma, permanecendo assim até o presente.

Mas quem era Manoel Rodrigues Ferreira?

Manoel Rodrigues Ferreira nasceu na vila de Soure, em Portugal e veio para o Brasil com 21 anos de idade, quando fixou residência em Bica de Pedra, hoje denominada Itapuí, quando haviam somente três casas na cidade. Ele casou-se com Dona Avelina Augusta Ferreira do Amaral, constituindo família nesta região.

Quando ainda solteiro, Manoel construiu a primeira casa de tijolos da cidade, para um dos descendentes do fundador do município. Na companhia de sua esposa, Manoel também formou uma das primeiras fazendas de café de Itapuí, constituindo assim o núcleo originário da cidade.

Manoel Rodrigues Ferreira testemunhou a formação e o progresso de nossa cidade ao longo de sua vida. Sempre esteve envolvido com os munícipes, pois era uma pessoa empreendedora e extremamente carismática.

Como forma de reconhecimento à sua dedicação às questões que envolviam a cidade, deram o seu nome à primeira escola de Itapuí.

Em comemoração ao centenário da escola por onde passou grande parte da população itapuiense, a equipe da EMEF Manuel Rodrigues Ferreira organizou várias homenagens e foi oferecido aos alunos um lanche especial.

23/09/2019
Centenário da EMEF Manuel Rodrigues Ferreira