05 JUN 2023
Dia Mundial do Meio Ambiente. Qual é a importância dessa data!
Você sabia que hoje, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia? Essa data tem o objetivo de promover debates e reflexões na sociedade e nas empresas públicas e privadas para que preservem, cuidem, promovam ações assertivas de preservação ao ecossistema e, assim, sejam aliados da natureza.

Onde foi definido o Dia Mundial do Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado durante a Conferência de Estocolmo-72. Nesse evento, os idealizadores sentiram a necessidade de definir uma data para ser relembrada todos os anos a fim de conscientizar a sociedade de que nossos recursos ambientais são finitos e precisamos preservá-los.

Importância do Dia Mundial do Ambiente para conscientização ambiental

Os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas tem impactado o meio ambiente e, além disso, é possível perceber o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos.
Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema. Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumenta as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes.
Entre os principais temas discutidos também durante o Dia da Ecologia, destaca-se: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade.

O que fazer como empresa pública e privada para preservação do meio ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser um gancho para implementar medidas sustentáveis dentro da empresa, sabia?
Confira algumas dicas de ações simples que você pode fazer no seu dia a dia e colaborar para a preservação do meio ambiente:
1. Jogue o lixo em locais adequados. Exemplo: não jogue lixo no chão nem óleo comestível no encanamento.
2. Pratique o consumo consciente. Evite desperdiçar comida e comprar mais do que precisa.
3. Economize energia elétrica. Exemplo: em casa mantenha a luz acesa apenas do cômodo que você está e na tomada só os aparelhos que estiver usando.
4. Reutilize materiais. Exemplo: recipientes de vidro podem se tornar peças de decoração ou servir para armazenar outras coisas.
5. Economize água. Exemplo: ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e diminua o tempo com o chuveiro aberto no banho.
6. Diminua a utilização de materiais descartáveis. Exemplo: para o trabalho ou escola leve na bolsa seu próprio copo.
7. Separa o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto.