ALUNOS VISITAM A NASCENTE MODELO

Na manhã do dia 05/06/2019, em comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada visita na “Nascente Modelo Bica de Pedra” e atividade de educação ambiental, com público formal, formado por 84 alunos da Escola EMEI Cara Pintada, conscientizando-os sobre a importância das nascentes e da água.

Durante o atividade foi discorrido ao alunos sobre a importância da conservação da nascente e do dos cuidados com água para a vida.

Com relação a importância da nascente, foi discorrido que entre os diversos recursos fornecidos pela natureza, a água é o mais essencial ao seres vivos. Que ela é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e do bem estar de todos. Mas que, mesmo sabendo disso, o homem por meio de suas ações vem desmatando encostas e matas ciliares, usando indevidamente os solos, diminuindo a quantidade e a qualidade da água.

Que melhorar a qualidade da água para o consumo e sua utilização em todos os aspectos necessários, além de preservar as nascentes e o meio ambiente devem ser medidas constantes em nossa sociedade a fim de garantir a sobrevivência tanto humana quanto das espécies de plantas e animais que habitam a superfície terrestre.

Que os processos de recuperação e conservação de nascentes, eles se baseiam, principalmente, na adoção de procedimentos que atuam na relação solo x água x planta. Que os fundamentos básicos desses procedimentos são a proteção da superfície do solo, a criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

Com relação aos cuidados com a água, que ela é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. Que o planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.

Que além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Que a substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

Que a água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde quefoiconsiderada um símbolo de riqueza, por tersido transformada em umamercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. Que o mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. Que a preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussõesambientais e geopolíticas.