23 FEV 2019
Castração é a melhor opção. Castre seu animal de estimação.

A Prefeitura Municipal de Itapuí, através da Diretoria de Meio Ambiente, está desenvolvendo a campanha “Castração é a melhor opção, Castre seu animal de estimação!”, que tem por objetivo incentivar e conscientizar a comunidade de Itapuí, quanto a guarda responsável de animais domésticos, cães e gatos.

A castração dos animais domésticos, muitas vezes, é uma ação necessária para obter múltiplos benefícios, tais como melhoras no comportamento, prevenção de doenças e melhor qualidade de vida.

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.

Várias são as vantagens da realização da castração:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;

2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;

3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;

4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;

5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;

6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);

7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;

8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Alem disso, também será adotado o método de identificação eletrônica dos animais através de aplicação de microchip. Com isso, cada animal possuirá um número que será único e intransferível, ou seja, ficará com aquele animal para sempre. Todo microchip deverá ser devidamente cadastrado no banco de dados da Diretoria Municipal de Meio Ambiente.

Considerando que a identificação dos animais também é um passo rumo à guarda responsável de animais, a "microchipagem" é de suma importância. Hoje a identificação através de microchip é a mais utilizada ao redor do mundo e sem dúvida é a tendência mais que evidente de padronização nos países onde ainda não é obrigatória. Nos países onde já é utilizada, as estatísticas são mais que positivas e regularmente são relatados casos de reunião entre animais e proprietários. Vários animais são resgatados e literalmente salvos de serem sacrificados. Tudo graças ao microchip.

A castração e microchipagem dos cães e gatos, terá como prioridade apenas e tão somente os animais de pessoas que comprovem que residência no município de Itapuí e na seguinte ordem:

1. os animais de rua;
  2. os animais que vivem sob responsabilidades de cuidadores;
  3. animais de pessoas que são beneficiárias do programa bolsa família; e
  4. os animais pertencentes as demais pessoas.

Para que o animal possa ser submetido a cirurgia de castração e identificação, os interessados deverão comparecer na Diretoria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Paes de Barros, 202, munidos do RG, CPF, comprovante de residência em nome do interessado, que comprove ser morador do município de Itapuí, onde será preenchido um cadastro e agendamento dos procedimentos.