28 SET 2017
Comunicado do núcleo de vigilância em saúde sobre a situação dos escorpiões

Tendo em vista a crescente infestação de escorpiões na zona urbana de nosso município e as manifestações populares sobre a preocupação com acidentes envolvendo estes animais, o Núcleo de Vigilância em Saúde de Itapuí vem por meio deste realizar os seguintes esclarecimentos:

Devido ao desmatamento e a degradação do meio ambiente, nos últimos anos o índice de infestação por escorpiões aumentou consideravelmente em toda nossa região.

Os escorpiões podem ser encontrados em ambientes habitados pelo homem, principalmente, próximos a córregos, cemitérios, construções e matas. Eles se escondem próximos às residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas, rede de esgoto, etc.

Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.

Alertamos que, em caso de acidente, é necessário lavar bem o local com água e sabão e buscar o mais rápido possível o atendimento, ou seja, procurar imediatamente o Pronto Socorro Municipal. Nos casos mais graves o paciente será encaminhado ao serviço de referência para receber o soro antiescorpiônico.

A Prefeitura de Itapuí, por meio da Diretoria de Saúde, faz o trabalho de prevenção e manutenção em áreas públicas e redes de esgoto para evitar a procriação do escorpião, incluindo a aplicação de pesticidas. Devido à contaminação do meio ambiente e o risco à saúde humana o uso de venenos deve ser moderado.

Atenção nas dicas de se evitar acidentes e a presença dos escorpiões:
- Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
- Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
- Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
- Evite que lençóis toquem no chão;
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

Para evitar a presença dos escorpiões:
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.
- Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento (reboco), umidade, etc.;

- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
- Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
- Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
- Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).
- Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;
- Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;
- Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, João bobo etc), lagartos, sapos, etc.
- Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.

Informamos que as ações desenvolvidas serão as seguintes:
- Entre os meses de outubro e novembro será realizada a aplicação de inseticida nas galerias de águas pluviais e rede de esgoto, visando diminuir a infestação por baratas, um dos principais alimentos do escorpião;
- Os bairros com maior infestação receberão a visitas dos Agentes da Diretoria Municipal de Saúde, para orientação e detecção de focos;
- Limpeza e aplicação de veneno no Cemitério Municipal para diminuir a infestação naquele local.
(Fontes: P.M. São Carlos, UEFS, CCZ-PM-SP)

A Vigilância Sanitária solicita a ajuda de toda a população para execução das medidas preventivas e também na denúncia em relação a terrenos com excesso de mato, locais com acúmulo de lixo e construções abandonadas.

Juntos seremos mais fortes que o mal que nos aflige!

Os telefones para contato com a Vigilância Sanitária são: 3664-8040 (ramal 8076) de segunda a sexta feira e 9 9617-9198, inclusive fora do horário comercial.

César Augusto Thomazi
Núcleo de Vigilância em Saúde de Itapuí