19 ABR 2023
Estudos arqueológicos na área do futuro aterro sanitário
Recentemente a Prefeitura Municipal de Itapuí realizou estudos arqueológicos na área do futuro aterro sanitário, para liberação de licença de operação. As atividades estão de acordo com a Portaria do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – nº 16 de 20 de Março de 2023.
Essas ações são necessárias para o cumprimento da legislação ambiental brasileira em todas as obras que causem degradação ao meio ambiente e impactos ao Patrimônio Histórico e Arqueológico. Por isso, arqueólogos vistoriaram o local a fim de assegurar a preservação do patrimônio protegido por Lei.
Além de pesquisas desenvolvidas diretamente na área onde será implantado, também foram realizadas ações de esclarecimento, com conversas sobre o tema com a equipe de trabalho de campo e com funcionários da Biblioteca Prof. Maria Pires e Diretoria de Cultura de Itapuí. Ainda foram distribuídos folders explicativos que serão distribuídos à população para multiplicar o conhecimento sobre o Patrimônio Arqueológico da cidade e região.
A cidade de Itapuí possui dois sítios arqueológicos cadastrados no CNSA – Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – do Iphan, sendo eles o sítio Campinho e sítio Itabom.
19/04/2023
Estudos arqueológicos na área do futuro aterro sanitário