26 JUL 2021
LOGÍSTICA REVERSA: UMA AÇÃO QUE ADOTAMOS
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela Lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
O Poder Público, também deve colaborar com as ações da logística reversa, conforme previsto na Lei 12.305 de 2/08/2010, artigos 3º, inciso XVII, 6º, inciso VI e 33, § 7º.
Além disso, um simples pneu velho esquecido no quintal pode servir como criatório para o aedes aegypti, o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e a zika, sendo que em 45 dias um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. É bom lembrar que o ovo do aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o pneu, onde foi depositado, estiver seco. O município de Itapuí foi classificado em situação de risco para infestação do mosquito.
Isso faz com que Itapuí se preocupe com a logística reversa de pneus inservíveis, pois além de causarem danos ambientais, se descartados de forma irregular, tornam-se criatórios do mosquito da dengue, desta forma também colaboramos com as regras estabelecidas através da Política Nacional de ResíduosSólidos. Estima-se que no município de Itapuí, sejam disponibilizados cerca de 9 (nove) toneladas de pneus inservíveis anualmente.
Outra questão importante é com relação aos toners que foram utilizados nos serviços públicos e que também devem ter uma destinação correta. Estima-se que no município de Itapuí, sejam disponibilizados cerca de 200 (duzentos) unidades de toners que foram utilizados nos serviços públicos.

Se você possui pneus inservíveis e descartes de toner e cartuchos de impressão, esses materiais podem ser entregues na sede da Associação de Catadores de Reciclagem de Itapuí – ACRI, na qual está localizado na Rua Tirso Dias do Prado, 281, no Distrito Industrial.