18/09/2019 às 10:02:59
PROGRAMA ITAPUÍ SUSTENTÁVEL

Como forma de incentivar os pequenos produtores rurais a também utilizarem resíduos orgânicos para a produção de adubo, a Prefeitura Municipal de Itapuí criou o Programa Itapuí Sustentável, através de parceria com a Comunidade Terapêutica Projeto de DEUS, na qual possui em sua sede o cultivo de hortaliças, para que receba os resíduos de gramas, galhos e folhas de árvores oriundos das podas dos espaços públicos urbanos ou ainda de residências particulares, nas quais serão misturados com esterco ou restos de alimentos, transformando-os em um composto na qual é excelente para fortalecimento de raízes, flores e frutos, trazendo um aumento de até 50% na produtividade, além de funcionar como um tipo de terra vegetal e traz vantagens em relação a outros compostos.

O produto produzido através da compostagem também será utilizado pela própria Prefeitura Municipal em seus jardins, além de também serem utilizados por pequenos produtores rurais, na quais poderão fazer permutas com produtos produzidos em suas atividades, que serão colocadosà disposição para consumo nas creches escolas existentes no município.

O que é compostagem?

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas

A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.

A coleta seletiva do lixo orgânico

Para que ocorra a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgânico para usinas de compostagem e os resíduos sólidos para recicladores. A compostagem também pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientações técnicas básicas.

Curiosidade

- No Brasil, cerca de 60% dos resíduos são de origem orgânica. Todo esse rico material poderia ser utilizado no processo de compostagem para a produção de adubo orgânico. Infelizmente, grande parte desse material acaba nos lixos e aterros sanitários, locais em que não são aproveitados.