18 SET 2019
Itapuí Mais Limpa

Programa “Itapuí+Limpa

Com foco na sensibilização e mobilização para a coleta seletiva, a Prefeitura Municipal de Itapuí, através da parceria entre as Diretorias de Educação e Meio Ambiente, iniciou no dia 06/09/2019, no Centro Municipal de Educação Ambiental – CEMEA, uma série de atividades de Educação Ambiental, onde participaram alunos da EMEF Manoel Rodrigues Ferreira.

Além da questão principal que é a implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis em Itapuí, a ação também faz parte do Programa Município VerdeAzul, na qual nosso município já está qualificado para a certificação que ocorrerá no mês de dezembro de 2019.

coleta seletiva é o método de otimização dos processos de destinação adequada do lixo. E por falar em lixo... Vale a pena ressaltar que "lixo" é uma palavra geral para designar as palavras "resíduo" (os descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização) e "rejeito" (aqueles que já não podem ser utilizados novamente).

Mas qual é a importância da coleta seletiva

importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável.

coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. E dentro dessas categorias há subcategorias. Os recicláveis, por exemplo, abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros.

Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam à Associação de Catadores de Reciclagem de Itapuí, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados e o que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários.

Separação do lixo: como separar o lixo corretamente

Todo esse caminho tem muita importância, pois o lixo descartado incorretamente pode causar impactos socioambientais significativos. Nas áreas urbanas, o lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais inadequados formando focos de proliferação de mosquitos e de outros vetores de doenças. O vento e a chuva podem transportar o descarte para os rios. E o lixo plástico que não passou pela coleta seletiva pode entrar para a cadeia alimentar de vários animais, causando inclusive a morte.

Portanto, em sua residência, passe a adotar o hábito de separar todos os tipos materiais que são recicláveis, colocando-os em embalagens plásticas que serão disponibilizadas a toda população. Essas embalagens só devem ser colocadas para fora das casas para a coleta, somente nos dias horários que foram disponibilizados para o seu bairro, na qual ocorrerão duas vezes durante a semana, conforme segue:

DIAS DE COLETA DE RECICLÁVEIS NO SETOR 1

Bairros: Padre Arlindo, Waldomiro Guarinon, Área Industrial, Álvaro Beltrame de Souza, Jardim Alvorada, Centro, Vila da Minhoca, Vila Pavanelo, Pichelli, Vila São Sebastião, Irmãos Franceschi, Maria Rosária e Baririzinho

DIAS DA COLETA/HORÁRIO DE INÍCIO

Segundas-Feiras

Quintas-Feiras

08:00

DIAS DE COLETA DE RECICLÁVEIS NO SETOR 2

Bairros: Jardim Bica de Pedra, Mar Azul 1 e 2, Girassol 1 e 2, Bela Vista, Altos do Tietê, Jardim Primavera, São Rafael e Terras de Santa Maria*

DIAS DA COLETA/HORÁRIO DE INÍCIO

Terças-Feiras

Sextas-Feiras

08:00

Observações(*):no Bairro Terras de Santa Maria, será disponibilizado um ecoponto.

VINCULADOS À PÁGINA: