30/08/2019 às 08:48:15
MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE ESTRADAS RURAIS

Dando sequência ao trabalho de manutenção e recuperação de estradas rurais, a Prefeitura de Itapuí realiza periodicamente várias melhorias preventivas e corretivas em diversas estradas rurais do município. Após mapeamento completo das estradas rurais e dos pontos críticos nas quais necessitam de serviços de manutenção, os serviços visam também combater inclusive o início de processos erosivos.

Com malha viária de aproximadamente 170 Km de estradas rurais, a manutenção nas estradas rurais é necessária para garantir boas condições de tráfego, não só aos motoristas e moradores que residem nas proximidades, mas também, para os veículos escolares que diariamente percorrem as estradas para transporte de alunos, promovendo assim a segurança dos passageiros.

A malha viária rural também é importância para o desenvolvimento do município de Itapuí, principalmente no que diz respeito ao escoamento de safras agrícolas. É por meio das estradas rurais que os insumos chegam aos produtores e, consequentemente a produção é escoada.

Estradas vicinais em boas condições de conservação apresentam superfície de rolamento com satisfatória trafegabilidade, o que representa redução dos custos operacionais dos veículos. Tal redução incide diretamente nos custos finais dos produtos transportados. Além da importância econômica, as estradas rurais proporcionam acesso às áreas rurais mais restritas e permite que a população exerça seu direito de ir e vir conseguindo, assim, desfrutar de serviços de saúde, educação, lazer e do comércio de centros urbanos maiores.