15/08/2019 às 14:02:51
Sustentabilidade também é meta

A Prefeitura Municipal de Itapuí, adota a recauchutagem de pneus como forma de garantir a sustentabilidade financeira e ambiental, com isso ela economiza, de maneira segura, na compra de pneus novos, o que causa a geração de menos resíduos, além de minimizar a utilização de recursos naturais para a fabricação.

Milhares de pneus são abandonados por ano no Brasil e muitos desses são jogados em rios, terrenos baldios e até em quintais residenciais. Todo esse lixo descartado de maneira errada pode acarretar sérios problemas, como provocar enchentes, entupir bueiros e agredir seriamente o meio ambiente.

A fim de amenizar esse impacto algumas metodologias de reciclagem e reaproveitamento são utilizadas, entre elas está a recauchutagem, que tem sido uma solução bastante utilizada para diminuir o descarte de pneus.

Segundo os dados da ABR (Associação Brasileira do segmento de Reforma de Pneus), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de recapagens, perdendo apenas para os Estados Unidos.

A função de recapagem consiste em reformar o pneu desgastado para que ele possa ser reutilizado. Para isso, o pneu passa por alguns procedimentos desde a inspeção inicial, que identifica se ele pode ser reformado ou não, até a inspeção final. Para a recapagem, são empregados apenas 20% do material utilizado para fazer um pneu novo e este proporciona a mesma durabilidade do original, ou seja, o custo é muito menor e a qualidade é praticamente a mesma.

Por fim, a recapagem de pneus é extremamente benéfica ao meio ambiente, pois em seu processo utiliza-se energia limpa, não gera nenhum tipo de efluente e seus resíduos sólidos são 100% recicláveis. Além disso, a reforma de um pneu pode evitar que ele seja jogado no ambiente, já que este demora 600 anos para se decompor.