14/08/2019 às 10:53:35
AGORA É LEI: VEÍCULOS COMPRADOS PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, DEVEM SER MOVIDOS A COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

A Prefeitura Municipal de Itapuí, com foco na sustentabilidade, na redução da poluição ambiental e no uso de combustíveis renováveis, através da Lei Complementar nº 227, de 29 de março de 2019, adotou como norma a compra de veículos movidos a combustíveis não fósseis, que também trazem vantagens em diferentes aspectos.

Quais as vantagens do uso do álcool combustível em relação à gasolina?

Uma das principais vantagens do álcool combustível em relação à gasolina e outros produtos, como o diesel, é seu baixo custo de produção. Afinal de contas, o produto é derivado de itens naturais, de fácil cultivo e manuseio.

Ao mesmo tempo, o etanol é um combustível mais limpo. Isso porque, ele não é um combustível fóssil, como os outros obtidos a partir do petróleo.

Logo, a emissão de gases na atmosfera é menor, tanto em sua produção, quanto durante seu uso.

A plantação da matéria-prima do álcool, como a cana-de-açúcar, também ajuda nessa preservação da atmosfera, graças à fotossíntese. O processo absorve parte do CO2 do ar e libera ar puro.

Também é comum que o etanol garanta maior potência ao veículo. Essa garantia ocorre porque o combustível alcança grande taxa de compressão. Quanto maior a taxa de compressão em um motor, maior seu rendimento.

Ainda assim, não existem apenas vantagens na troca da gasolina pelo álcool etílico. Na verdade, o etanol é consumido 30% mais rápido no motor dos veículos.

Por isso, a escolha pelo combustível só é interessante quando o seu preço é, pelo menos, 30% mais barato do que o custo da gasolina no posto.

Utilizar o etanol puro também só é indicado para veículos preparados para este combustível. Ou para veículos que contam com a tecnologia Flex.

As vantagens do etanol como combustível

Álcool polui menos

Estima-se que, se comparado a combustíveis como a gasolina, o etanol emite 25% menos gases poluentes na atmosfera.

Considerando que o aquecimento global tem resultado em condições cada vez mais extremas, diminuir a emissão de gases é sempre importante.

A produção do álcool também polui menos. Inclusive considerando que a sua matéria-prima limpa o ar enquanto ainda está plantada, por meio da fotossíntese.

É mais barato

Em época de safra, o custo do etanol nos postos costuma ser bastante baixo. Isso acontece porque a produção nacional do produto é intensa, e não gera a dependência de produtores estrangeiros.

Solúvel em água

Quando acidentes acontecem com o vazamento da gasolina, a poluição fluvial é enorme. Afinal, o combustível não se mistura ao líquido.

O etanol, por sua vez, consegue se misturar, e não há risco de contaminação tão intensa da água ou solo.

Tem produção simples

O processo para produção do etanol é uma vantagem da utilização do álcool como combustível. Isso porque, ele pode ser considerado mais fácil e barato do que a produção de combustíveis fósseis.

É renovável

O petróleo, ainda uma das principais fontes de combustível no mundo, vai acabar. Isso porque, o produto é fóssil, e se desenvolve após apenas milhões de anos.

A demanda por combustível, por outro lado, não chegará ao fim. O etanol, então, aparece como uma ótima fonte renovável, dependendo apenas da plantação de produtos como o milho e a cana-de-açúcar.