14 AGO 2019
VEÍCULOS DA FROTA MUNICIPAL DEVEM UTILIZAR COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL
Foto pequena 0
Foto pequena 1

A Prefeitura Municipal de Itapuí publicou o Decreto nº 2.317, de 31 de julho de 2019, na qual determina que os veículos com motorização flex, deverão utilizar exclusivamente combustível do tipo etanol.

Por ser um combustível sustentável, o etanol possui várias vantagens nas quais garantem menos danos ambientais, entre elas:

Polui menos

Estima-se que, se comparado a combustíveis como a gasolina, o etanol emite 25% menos gases poluentes na atmosfera.

Considerando que o aquecimento global tem resultado em condições cada vez mais extremas, diminuir a emissão de gases é sempre importante.

A produção do álcool também polui menos. Inclusive considerando que a sua matéria-prima limpa o ar enquanto ainda está plantada, por meio da fotossíntese.

É mais barato

Em época de safra, o custo do etanol nos postos costuma ser bastante baixo. Isso acontece porque a produção nacional do produto é intensa, e não gera a dependência de produtores estrangeiros.

Solúvel em água

Quando acidentes acontecem com o vazamento da gasolina, a poluição fluvial é enorme. Afinal, o combustível não se mistura ao líquido.

O etanol, por sua vez, consegue se misturar, e não há risco de contaminação tão intensa da água ou solo.

Tem produção simples

O processo para produção do etanol é uma vantagem da utilização do álcool como combustível. Isso porque, ele pode ser considerado mais fácil e barato do que a produção de combustíveis fósseis.

É renovável

O petróleo, ainda uma das principais fontes de combustível no mundo, vai acabar. Isso porque, o produto é fóssil, e se desenvolve após apenas milhões de anos.

A demanda por combustível, por outro lado, não chegará ao fim. O etanol, então, aparece como uma ótima fonte renovável, dependendo apenas da plantação de produtos como o milho e a cana-de-açúcar.

VINCULADOS À PÁGINA: