29/07/2019 às 14:01:00
Itapuí já conta com ecoponto para recebimento de pneus inservíveis

Você sabia que uma carcaça de pneu, descartado irregularmente no meio ambiente, demora mais de 600 (seiscentos) anos para se decompor?

Com essa demora, você tem ideia dos inúmeros danos que esse material pode causar ao entrar em contato com o meio ambiente?

Pneus velhos descartados de forma incorreta podem contribuir para o entupimento de rios e redes de esgotos, causando inundações e poluindo rios e solo. Além disso, os pneus descartados ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários e, se incinerados de forma incorreta, tornam-se agentes da poluição atmosférica.

Só no Brasil, a produção de pneus é de 40 milhões de unidades por ano e a geração de pneus velhos é de assustadores 160 milhões de unidades pelo mesmo período. Não bastasse os efeitos devastadores sobre o meio ambiente e a atmosfera, a fabricação de pneus demanda uma quantidade extraordinária de matérias-primas, como aço, borracha natural e petróleo.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Itapuí, implantou um ecoponto para receber pneus inservíveis oriundos de nossa comunidade, evitando desta forma que sejam descartados irregularmente no meio ambiente, no aterro sanitário ou ainda que sejam queimados, causando sérias poluições ambientais.

O ecoponto de recebimento de pneus inservíveis está localizado na Rua José Carlos Braz, 111, Distrito Industrial, Itapuí. Todas as pessoas, moradores em nosso município pode fazer a entrega voluntária dos pneus no horário das 08:00 as 10:30 e das 13:00 as 16:00 horas, de segunda a sexta.

A importância da reciclagem de pneus

Pneus podem ser 100% reaproveitados. Por conta disso, o governo incluiu a indústria de pneus no programa obrigatório de adoção da Logística Reversa, que está enquadrado na Lei 12.305/2010 Art.33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A boa notícia é que esse tipo de resíduo sólido pode ser reaproveitado em sua totalidade, sendo transformado em combustível para caldeiras e indústrias de cimento, utilizado na fabricação de asfalto ecológico, pisos industriais ou para quadras poliesportivas, tapetes para automóveis, solados para calçados e diversos outros produtos.

Qual o resultado da reciclagem?

Para se ter uma ideia da importância da reciclagem de pneus, 100 pneus derretidos se transformam em 150 quilos de carvão mineral, 75 quilos de aço e 125 livros de óleo. Além disso, o gás produzido é usado para alimentar as caldeiras onde os pneus são derretidos após cortados.

O carvão e o óleo se transformam em combustível para as indústrias, e o aço é aproveitado pelas metalúrgicas, o que implica em economia de recursos naturais. Há, ainda, um detalhe interessante quanto ao reaproveitamento de materiais, que é a geração de uma nova atividade econômica: a indústria da reciclagem.

Vale lembrar que os usuários de veículos também podem contribuir para a redução da demanda por pneus, por meio do prolongamento da vida útil dos pneus usados em seus carros. Para isso, basta cuidar do alinhamento do veículo, balanceamento e calibragem dos pneus, além de obedecer ao limite de carga suportada pelo automóvel.