23/03/2019 às 08:00:00
ITAPUÍ TEM NASCENTE MODELO

A Prefeitura Municipal de Itapuí, através da Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, estabeleceu como modelo, uma nascente existente no Córrego Robertão, próximo a ponte existente na Rua Lourenço Neto de Almeida Prado, na qual foi definida como “Nascente Modelo Bica de Pedra”.

Na tarde do dia 21/03/2019, em parceria com Diretoria de Educação e a ONG EcoVida, em comemoração ao Dia Mundial da Água, foi realizada visita na “Nascente Modelo Bica de Pedra”e atividade de educação ambiental, com alunos da Escola Manoel Rodrigues Ferreira, conscientizando-os sobre a importância das nascentes.

Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d'água (regatos, ribeirões e rios). Em virtude de seu valor inestimável, deve ser tratada com cuidado todo especial.

A preservação das nascentes ajuda a garantir a qualidade e a quantidade de água de rios, córregos, e outros cursos d'água, em especial, aqueles que contribuem para o abastecimento humano (importante fonte de água doce). Com o crescimento populacional, o desenvolvimento de cidades e da agropecuária, muitas áreas de matas nativas estão sendo devastadas e, com isso, nascentes estão sendo prejudicadas, o que pode acarretar sérios problemas aos recursos hídricos.

Neste contexto da importância das nascentes, a Prefeitura Municipal de Itapuí, criou o “Programa Recuperando Nascentes”, na qual tem como objetivo promover a preservação e recuperação de nascentes existentes no nosso município, através de incentivos aos proprietários e produtores rurais. Essa ação de preservação e recuperação de nascentes, faz parte do Programa Município Verde Azul, em que o município cumpre exigências ambientais para receber investimentos relacionados à sustentabilidade.

A Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e a ONG EcoVida, estão firmando parceria de sustentabilidade em que relacionaremos meio ambiente com agricultura sustentável, ou seja, vamos mostrar na prática como fazer preservação ambiental sem deixar de lado o desenvolvimento agrícola”, salienta o Diretor Rogério de Barros Rizzo. Ele salienta ainda que a “Nascente Modelo Bica de Pedra”, será referência para projetos de recuperação ambiental que dizem respeito a minas d´água. “O local foi oferecido pelo presidente da ONG EcoVida, Jose Victor Ficcio, para ser um espaço de educação ambiental”.

De acordo com a legislação do Código Florestal e do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), os produtores rurais são orientados a proteger as nascentes que estão em suas propriedades, como forma de evitar assoreamentos, poluição, degradação, entre outros.

Publicado: 23 de MARÇO de 2019
ITAPUÍ TEM NASCENTE MODELO