22 MAR 2019
PREFEITURA DE ITAPUÍ IMPLANTA A 1ª ÁREA DE MICROCLIMA URBANO

A Prefeitura Municipal de Itapuí, através da Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, em parceria com Diretoria de Educação e a ONG EcoVida, implantou na tarde do dia 21/03/2019, com alunos do 5º ano da Escola Manoel Rodrigues Ferreira, como parte das comemorações ao Dia Mundial das Florestas e o Dia Mundial da Água a 1ª Área de Microclima Urbano.

Antes de tudo é necessário esclarecer, afinal de contas, o que é microclima urbano? Em Climatologia, microclima urbano é nome usado para denominar uma série de condições climáticas, tais como variação de temperatura, umidade, pressão atmosférica, índices pluviométricos e sensação térmica de uma pequena área dentro de uma cidade.

Ou seja, dentro da cidade, essas áreas específicas apresentam características diferentes do restante daquele território. Na maioria dos casos, em um determinado município, ao contrário dos bairros mais afastados, com temperatura mais amena, o centro será mais quente e abafado.

Porém, é necessário ressaltar que há ocorrências contrárias. Por exemplo, se no meio de uma cidade há um grande parque, com muitas árvores, há chances de que aquele local tenha temperaturas menores que as adjacências, representando também um microclima urbano.

Pensando nisso e como forma de garantir a existência de uma área de floresta dentro da área urbana da cidade de Itapuí, está sendo implantado um maciço de floresta, através do plantio de diversas espécies de mudas de árvores  nativas, na qual terá como objetivo proporcionar um local para que as pessoas possam usufruir de um ambiente com características naturais, inclusive realizar atividades de laser, através de caminhadas, exercícios físicos, leitura de livros e outras atividades, aproveitando das sombras e do clima perfeito que as árvores irão oferecer.

Vale lembrar que outras áreas de microclima urbano serão implantadas em outros bairros, que além de garantir entretenimentos as pessoas, também irão proporcionar o aumento da cobertura vegetal.

29/03/2019
PREFEITURA DE ITAPUÍ IMPLANTA A 1ª ÁREA DE MICROCLIMA URBANO