21 MAR 2019
A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA SALVAGUARDA DA BIODIVERSIDADE

A Prefeitura Municipal de Itapuí, através da Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, em parceria com a Diretoria de Educação, ONG EcoVida e com a Polícia Militar Ambiental, realizou na tarde do dia 21/03/2019, atividades de educação ambiental com alunos do 5º ano da Escola Manoel Rodrigues Ferreira, como parte das comemorações ao Dia Mundial das Florestas e o Dia Mundial da Água.

As florestas são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Elas são responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta, abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora; elas, em especial as matas ciliares (próximas aos rios), mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, fornecem-nos melhor qualidade de vida, entre muitos outros aspectos.

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Internacional das Florestas”, que seria celebrado nos dias 21 de março de cada ano. A criação desta nova celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993.

O objetivo era de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.

A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.

Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem.

A Prefeitura Municipal de Itapuí, está utilizando como pilar da sustentabilidade, a gestão e educação ambiental com base na conscientização e da “a importância e necessidade da salvaguarda da biodiversidade”.

Através do meio ambiente está sendo enfatizada a questão referente à Educação Ambiental que consiste em lançar o conhecimento escolar sobre a realidade social e das comunidades, além de envolver os estudantes em ações ambientais através de projetos.

A Educação Ambiental pressupõe modificar os esquemas cognitivos dos participantes envolvidos no processo educacional,construindo novos conhecimentos, principalmente das crianças, que necessitam crescer com uma visão mais ampla sobre recursos naturais, e sua utilização no dia-a-dia como matéria prima e sua forma de preservação.

Pensar em educação ambiental nos dias de hoje é pensar numa educação voltada para aprendizagens significativas ao mundo globalizado. É proporcionar perspectivas que criem ideias inovadoras e permitam formar um cidadão critico reflexivo e participativo, apto a tomar decisões e contribuir para o desenvolvimento das ações humanas.

A Educação Ambiental promove a transformação dos conhecimentos teóricos e práticos fundamentando uma perspectiva determinada à construção de um espaço inovador.

A incorporação do Meio Ambiente à Educação formal,possibilita o contato direto dos educadores e educandos com a realidade complexa de processos de conservação da natureza, social e ecológica, trazendo uma compreensão do mundo através de diferentes processos desde a formação nível básico até a formação do superior.

A Educação Ambiental prepara o indivíduo para a vida enquanto membro da biosfera, fazendo-o compreender,saber lidar com sistemas ambientais de maneira global gerenciando melhor as relações sociais e ambientais, aumentando a produtividade evitando desperdícios e danos a natureza.Fundamentalmente é uma educação para um futuro harmônico, e a chave para isto é o aprimoramento do ser humano.

21/03/2019
Dia Mundial das Florestas e da Água