25 MAR 2019
Prefeitura inicia a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED

E que haja luz! E uma boa luz: a iluminação de LED. Essas lâmpadas têm sido usadas como alternativa para formas tradicionais. Difere-se por ser de um material que tem a característica inerente de transformar energia em luz de forma eficiente, ao contrário das lâmpadas comuns que usam métodos menos eficazes.

As lâmpadas de LED são mais eficientes que as tradicionais. Ou seja, é produzida a mesma ou uma maior quantidade de iluminação de qualidade, com menor gasto de energia.

Essa eficiência pode chegar a ser 10 vezes maior, fazendo com o que o custo energético seja muito mais baixo.

A eficiência também reflete na vida útil da iluminação de LED, que pode ser 40 vezes maior que uma lâmpada incandescente. Uma vida útil maior quer novamente dizer, menor custo.

A Lâmpada LED traz uma tecnologia inteligente associada a ela: uma emissão de energia reduzida em horários de menor necessidade. Por exemplo, no início da noite quando as lâmpadas já estão ligadas, mas ainda não está totalmente escuro.

Nesse caso, a iluminação de LED não precisa operar com toda a potência, podendo apenas ser um complemento à luz natural.

Isso traz mais um benefício econômico. O horário de pico, entre 17:30 e 20:00 ou 18:00 e 21:00, é o momento de gasto inteligente, trazendo uma redução de custos justamente nos momentos em que são mais caros.

Uma vida útil enorme, somada à simplicidade do funcionamento significa um baixo teor de manutenção. Essa pouca necessidade leva a menos dores de cabeça, e mais importante, menos custos.

O material usado na iluminação de LED não emite a radiação encontrada em alguns materiais tradicionais. Por ser uma fonte de produção de energia mais limpa, é ótima para auxiliar na preservação do meio ambiente.

As lâmpadas LED permitem uma iluminação mais limpa e abrangente, com um maior índice de reprodução de cor. Isso significa que mesmo à noite, a iluminação é muito mais completa, trazendo maior visibilidade e por isso, maior sensação de segurança.

Diante de tantas vantagens, a Prefeitura Municipal de Itapuí iniciou em Dezembro de 2018 as substituições de lâmpadas de vapor metálico por lâmpadas LEDs e alguns braços simples por braços duplos de iluminação pública, sendo 230 novos braços, 356 lâmpadas de LED e 3 refletores de LED, nos locais conforme segue:

- Praça da Matriz, sendo 52 braços e 52 lâmpadas de LED;

- Entorno da Praça da Matriz, sendo 20 braços e 20 lâmpadas de LED;

- Orla da Praia, sendo 10 braços, 14 lâmpadas de LED e 3 refletores de LED;

- Avenida Brasil, sendo 44 braços e 44 lâmpadas de LED;

- Avenida do Porto, sendo 12 braços e 134 lâmpadas de LED;

- Rua Jorge Chamas, sendo 92 braços e 92 lâmpadas de LED.

Ao todo, R$ 566.937,20 foram investidos.

Com essas ações de substituições das lâmpadas e refletores de LED, proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminaçãotradicional e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa, pois a vida útil é muito superior as suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes. Assim, é a introdução de energias associadas para o baixo impacto ambiental, trazendo mais economia aos cofres públicos e iluminação com mais qualidade e menor gasto com energia, além de também proporcionar a sensação de melhor segurança pública.