21/03/2019 às 11:07:00
Centro Municipal de Educação Ambiental – CEMEA, recebe alunos em atividade

No dia 15/03/2019, a Prefeitura Municipal de Itapuí, através da Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e em parceira com a Diretoria de Educação, na pessoa da Professora Carla Pereira, realizou atividade de Educação Ambiental no Centro Municipal de Educação Ambiental – CEMEA, com alunos do 5º ano (Professoras Paula Andreoli, Priscila Pariz, Michele Theodoro e Rose Ap. da Silva), da Escola EMEF Manuel Rodrigues Ferreira.

O Centro Municipal de Educação Ambiental – CEMEA foi criado para o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas a preservação do meio ambiente, atendendo desta forma os preceitos constitucionais, na qual estão descritos no artigo 225 da Constituição Federal, em que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, incumbindo ao Poder Público, entre outras coisas, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

A preservação do meio ambiente é muito importante, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais estejam disponíveis para garantir não apenas a nossa sobrevivência, e também as gerações futuras. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada.

E foi pensando nisso que a Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, firmou parceria com a Diretoria de Educação, para que juntas possam conscientizar as crianças e respectivamente suas famílias, com relação a um fator primordial para a preservação do meio ambiente que é a reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. Além disso, ao usar objetos reciclados estamos poupando que mais recursos naturais sejam extraídos e transformados. Para tanto fora realizado a palestra abordando a temática “Resíduos Sólidos”, sendo ministrado pelo estagiário Leonardo Carlini, aluno do 6º semestre do curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC – Jahu.

Desta forma, as crianças irão aprender a importância da reciclagem ainda na sua formação, através de diversas atividades que serão desenvolvidas ao logo do ano. As atividades desenvolvidas no CEMEA e nas salas de aulas, permitiram que houvesse uma iniciação, pois é possível criar coisas incríveis com materiais recicláveis e com isso as crianças já vão aprendendo muito sobre o assunto e com certeza se tornarão adultos conscientes, pois assimilam rapidamente as informações e se elas passarem a entender que a reciclagem pode ajudar em mais de cinquenta por cento na preservação ambiental elas com certeza vão ajudar em muito no futuro.

O Centro Municipal de Educação Ambiental – CEMEA está localizado na Praça Joaquim da Silva, s/nº, Centro.