25 FEV 2019
Programa “Copos Descartáveis Zero”

A Prefeitura Municipal de Itapuí, implantou através de sua Diretoria de Meio Ambiente, o Programa “Copos Descartáveis Zero”, passando a utilizar de copos reutilizáveis para café e água, o que irá diminuir gastos públicos na compra dessas materiais, evitando a contaminação do solo, dos rios e do ar.

Hábito em escritórios ou festas, e em meio à crise hídrica, foi até uma opção sugerida por muitos lugares afim de economizar água. Mas o que muitos não sabem são os riscos para o meio ambiente e até para a saúde ao utilizar esse tipo de material. Por isso, daremos 5 motivos para você largar de vez esses copinhos, que mesmo parecendo inofensivos, são os maiores vilões para o meio ambiente!

1 - Demora MUITO para se decompor.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. É até contraditório se pensarmos que a vida útil dos copos é tão pequena (chega a durar apenas 13 segundos após sair do display).

Pense, os copos descartáveis que ficam pelas ruas sujando ainda mais a cidade, uma hora serão levadas pelo esgoto e irão parar nos rios e mares, e demoraram gerações para se decompor.

2 - A maioria NÃO SERÁ RECICLADO.

Hoje, o copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. A maior causa disso é baixo custo de mercado. As empresas e cooperativas de reciclagem chegam a pagar até R$0,20 pelo kg do copo.
Agora faça as contas: um copo descartável comum pesa aproximadamente 4gm. Ou seja, para ganhar R$0,20 seria necessário juntar 250 copos!

3 - Os copos descartáveis GASTAM MAIS ÁGUA.

Segundo uma pesquisa recente feita pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar copos descartáveis consome mais água que reutilizar copos. Isso porque para a produção de copos, é utilizado até 3 litros de água para cada copo, que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo. A mesma quantidade de água é também usada na produção de copos resistentes, mas para lavar o copo para reutiliza-lo, é necessário apenas 300mls de água.

4 - Copos descartáveis SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE.

Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, um dos riscos que isso pode causar é o câncer.

Por isso, se você ainda utiliza copos descartáveis, pense bem antes de usar esses copinhos “inocentes”. Pequenas mudanças (levar o próprio copo de casa, pedir sempre copos reutilizáveis ou retornáveis em festas) podem mudar o mundo e fazem uma diferença enorme para o meio ambiente!

5 - Os copos reutilizáveis tem um IMPACTO BEM MENOR.

Para a implantação dos copos retornáveis e reutilizáveis na UEFA EURO (campeonato europeu de futebol), os ministérios do meio ambiente da Alemanha, Áustria e Suíça fizeram uma pesquisa de impacto ambiental que comprovou que o sistema de copos reutilizáveis e retornáveis são até 25 vezes menos impactantes para o meio ambiente que todas as outras opções de descartáveis.
Materiais biodegradáveis PLA (a base de amido de milho) e papéis ou materiais de PS (poliestireno) são materiais mais impactantes que os copos reutilizáveis a base de PP (polipropileno).