CATEGORIA : Meio Ambiente
Campanha ÁGUA: Pense bem, Economize enquanto a você ainda tem!

18/09/2019 às 09:58:33

A Prefeitura Municipal de Itapuí está em campanha com objetivo de promover o uso racional de água. Com tema “ÁGUA, Pense bem, Economize enquanto você ainda tem”, a campanha será desenvolvida através da distribuição de panfletos, juntamente com a conta de consumo, com dicas sobre o uso e o consumo racional de água.

Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras.

Um estudo realizado pela WWF Brasil revela que de toda a água existente no mundo, 97,5% estão nos mares e oceanos e apenas 2,5% estão em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas, chamadas de “água doce”. Desta quantidade, menos de 1% está disponível para consumo. Imaginemos que se 1 litro representasse toda a água do mundo, a água doce corresponderia a 28 ml ou um copinho de café, ou seja, a água disponível para o homem seria de 6,27 ml.

Também fara parte da campanha incentivar as pessoas sobre a importância da instalação de cisternas, que são equipamentos bem simples para coleta de águas de chuvas.

Cisterna não é nada menos do que armazenar a água da chuva, pois é uma água que cai do céu de forma gratuita que pode ser captada por calhas e dutos do telhado e/ou pisos enchendo a cisterna, e que infelizmente no Brasil é desperdiçada se misturada ao sistema de esgoto. Já ha muitos anos que essa cultura existe, por exemplo na Roma antiga, as casas, chamadas de “domus” possuíam no teto, uma abertura chamada “compluvium” que fornecia a luz e ventilação e por onde entrava a chuva, recolhida no “impluvium” formando uma cisterna.

Os benefícios da cisterna residem em uma maior autonomia da residência em relação à água fornecida pelo sistema público.

No entanto, cabe aqui uma observação: para uso mais nobre (como cozinhar, tomar banho e beber) a água utilizada deve ser aquela fornecida pela sistema público, que é tratada e adequada ao consumo. Por isso, com o uso da cisterna, a economia de água tratada pode chegar – no máximo – a 50% em época de chuva. Isso, claro, dependendo do uso do consumidor. Esta água se aplica bem para a rega de plantas, lavagem de chão e calçada, descargas de vasos sanitários, sistemas de prevenção de incêndio, lavagem de carros, entre outros.

O armazenamento de água da chuva em cisterna trará também outro benefício: a redução do escoamento da água de chuva na rede pluvial, desafogando o sistema e reduzindo enchentes.

As Creches Escolas Pedro Pignatti e Anníbal de Barros da Silva, possuem instalados sistemas de cisterna. Através da realização de manutenção, o sistema será colocado em pleno funcionamento, pois além do seu objetivo que é a utilização das águas de chuvas, também servirá para educar as crianças sobre o uso racional de água.